domingo, 19 de junho de 2011

Caminhada e acampamento Pedra Lisa













Os destemidos integrantes do Grupo “Aventura à Vista” promoveram mais uma caminhada, dessa vez foi na Floresta Nacional de Pacotuba, e na Pedra Lisa próximo a comunidade Quilombola de Monte Alegre. O passeio teve início no sábado, montaram acampamento e seguiram para a caminhada noturna pela floresta. 

Guiados pela luz da lua cheia, ao som de animais noturnos, e na segurança do amigo Leonardo, guia e profundo conhecedor do local, os participantes receberam informações sobre a diversidade da vegetação disponível ao longo da trilha, com enfoque nas árvores mais antigas da floresta. Ao fim da caminhada, no decorrer da noite, já na tranqüilidade do acampamento, o grupo conheceu um pouco da história local e algumas lendas sustentadas ao longo dos anos pelos integrantes da comunidade.

No dia seguinte, que começou as seis da manhã, os aventureiros partiram para o cume da Pedra Lisa, ponto turístico da região. Baterias carregadas pelo delicioso café da manhã da Dona Luzia, encararam com prazer a subida de aproximadamente 2 horas. A trilha é demarcada pelas cruzes das estações da via-sacra, utilizada pelos fiéis e turistas que passam pela comunidade.

Durante a subida, é possível avistar as cidades vizinhas, as rodovias de acesso, e até o Itabira, em Cachoeiro, num visual fascinante. A chegada foi algo emocionante, uma paisagem que acalma os ânimos e prepara para a decida, sempre em boa companhia, um pouco de suor, e muitas risadas. 

Por: Patricia Barcelos

Nenhum comentário: